segunda-feira, 3 de março de 2008

discurso - formatura 3º ano

“Quando eu era jovem, sonhava mudar o mundo. Na maturidade, descobri que o mundo não mudaria, então resolvi mudar meu país. Depois de algum esforço terminei por entender que isso também era impossível. No final de meus anos, procurei mudar minha família, mas eles continuaram a ser como eram. Agora no meu leito de morte, descubro que minha missão teria sido mudar a mim mesmo. Se tivesse feito isso, eu seria capaz de transformar minha família. Então, com um pouco de sorte essa mudança afetaria meu país e – quem sabe – o mundo inteiro”.

Essa síntese autobiográfica foi mandada colocar por um lorde inglês em seu túmulo como epitáfio, no ano de 1100. Foi uma confissão inútil para ele, mas que pode tornar-se preciosa lição de vida para todos nós e reflete, em grande parte passos da nossa caminhada até aqui. Todos nos assemelhamos a essa pessoa. Queremos mudar o mundo, mas olhamos sempre para fora de nós, queremos mudar os outros. Vivemos num mundo da pressa, da velocidade e das coisas prontas. É uma louca corrida contra o tempo. Não olhamos para os lados, apenas para nosso ego.
A Bíblia foi escrita letra por letra, o deserto do Saara, é formado por inúmeros e minúsculos grãos de areia, o gigantesco Oceano Pacífico é formado por insignificantes gotas de água. Todas as canções são formadas por sete notas musicais, atravessar a Muralha da China, só é possível passo após passo e os milênios sucedem-se, segundo a segundo.
Essa lição da natureza parece não ser entendida nos dias de hoje. Olhamos uma gigantesca sequóia e não nos damos conta que levou cem anos para chegar àquela altura, enquanto um diamante é formado sob a terra, escondido, durante os milênios. Não temos paciência para esperar e inteligência para começar no ponto certo. Chegar até aqui, nessa formatura, não aconteceu de uma hora pra outra, para que isso acontecesse foi derramado muito suor e lágrimas.
Agimos assim em nossa vida, pois pretendemos acumular fortunas e conseguir muita fama em pouco tempo. Agimos assim e bastante no estudo, procurando trabalhos prontos, colando nas provas, ao invés de pesquisarmos, estudarmos e mostrar nossa capacidade. Agimos assim na religião, apelando para soluções mágicas, em vez de construir uma história de amor, devoção e cumplicidade com Deus.
Assim é possível identificar a causa de tantos fracassos e frustrações. Não há fórmulas, equações e nem regras para o sucesso e a felicidade. A vida não é uma loteria, onde apenas poucos, e por acaso, alcançam o sucesso e a felicidade. Há a necessidade inevitável de construir o edifício de nossa vida e nossos projetos, tijolo a tijolo, sem pressa de esperar e aprimorar os detalhes.
Durante esses muitos anos de estudo, brincadeiras, confusões, brigas e muito aprendizado, não aprendizado somente de matérias, mas verdadeiras lições de vida que são dadas a todos os momentos. Aquele consolo após uma prova ruim, aquela grande alegria após aquele notaço. Durante essa longa e linda caminhada colegas vão, colegas vêm, mas o verdadeiro, único e insubstituível sentimento de amizade e coleguismo, vai ser eterno, espero que nunca esqueçamos uns dos outros.
O futuro não é um lugar para onde vamos, mas um lugar que estamos construindo. E o mundo, realmente, pode mudar. Desde que escolhamos o lugar certo para começar: nós mesmos. E começarmos a construir sem pressa.

Nenhum comentário: