terça-feira, 11 de março de 2008

metáforas Bíblicas

Não há livro mais rico de metáforas (e belas metáforas) do que a Bíblia Sagrada! Afirmo isso com veemência porque já a li e interpretei inúmeras passagens sob as mais diferentes óticas.
O porque acontece isso?
Jesus Cristo, o maior ser humano da Terra, era um grande orador. Ele sabia como lidar com as palavras de maneira incrível e divina, todos os seus discursos eram baseados em a parábolas (metáforas) para que cada ser humano que estivesse ouvindo e, mais tarde, lendo tivesse a sua conclusão.
Muito antes de Jesus entrar na, pra e mudar a história as metáforas já apareciam em vozes de outros profetas. Todos eles, assim falavam pois compreendiam a vital importância dela para a nossa humana condição.
Começarei agora a descrever algumas das mais belas metáforas bíblicas que eu encontrei que, também, são as mais belas já escritas.
Vamos começar pelo início: o Gênesis. O livro da "Criação do Mundo".
Não estou querendo levar nada para o lado religioso e nem ético, tudo isso é fruto de minha fé e de minha razão. Parecerá um estudo semiótico, mas é uma grande lição de simplicidade e de amor ao próximo.

Adão e Eva
Deus criou Adão do barro, da terra, dando um sopro de vida. Ou seja, o homem nasceu para viver na Terra, para dar valor ao seu chão, de onde veio (e para onde poderá ir). É barro porquê no tempo em que o Gênesis foi escrito a profissão de oleiro era um profissão muitíssimo respeitada por todas as casas serem de barro. O oleiro era o mestre criador e construtor das coisas.
Eva foi criada a partir de uma costela de Adão. E por que não da cabeça? Da perna? Do peito? Do braço? Porque isso significa que é para a mulher estar sempre ao lado do homem, ser sua companheira, nunca estar acima e nem abaixo. Sempre ao lado.
Eva comeu a maçã e foram expulsos do paraíso, porque, até então, tudo era puro. Malditos que comeram o fruto proibido de Deus. Eis o ponto que eu queria chegar... O que é o fruto proibido? Sexo? Não! "Ide, multiplicai-vos e povoai a Terra!"
Foi isso que Deus disse a Adão e Eva no primeiro momento em que ambos foram criados. Na verdade, compreendo o fruto proibido como o "pecado original", ou seja, o homem querer ser igual a Deus. O Criador tinha deixado bem claro que não poderia ser comida daquela árvore, como somos seres curiosos, Eva queria saber o porquê disso e foi induzida pela cobra a comer ele. Esse sinal de comer o fruto foi o seguinte: Até então era tudo perfeito, porquê tudo o que eles faziam tinha o aval divino, a partir daquele momento, que falo, do momento em que comeram o fruto, eles viram a verdade. A maçã quer dizer RAZÃO.
Não acredito que Isaac Newton, gênio de igual forma, concebeu a teoria da gravidade a partir da maçã que caiu e do pé. Isaac, assim como o escritor do Gênesis, quis dizer que essa maçã significa a razão. O momento em que o homem deixa de concordar com as verdades absolutas e começa a questionar o seu meio.
Não fomos expulsos do paraíso, vivemos ainda nele. Mas, temos o discernimento do certo e do errado. A maçã marca o momento de nossa maturação. Quando deixamos de ser crianças e começamos a provar do proibido fruto da razão, quando começamos a compreender o que é certo e o que é errado.
Sabemos que razão e fé não são sinônimos e, muito menos, antônimos. São duas das mais divinas e humanas forças que temos, para fazermos tudo acontecer basta usá-las em doses corretas e nunca deixar de SORRIR.


ahh... e a serpente foi a primeira e maior publicitária da história! Tendo Deus como concorrência ela conseguiu vender o fruto proibido! Isso que é argumentação. Vamos trocar o símbolo do curso, galera!
=D

Um comentário:

Anônimo disse...

hahahah vamo troca o símbolo do curso mesmo!
tu leu a bússola de ouro? fala bem disso aí, do pecado original, é bem legal :D