quarta-feira, 5 de março de 2008

os tipos de "amor"...

Eis uma questão que, há tempos, venho levantando. Será que a palavra AMOR pode ter tantos significados e sentidos assim? Será que isso não é amplo demais?
Após algum tempo de dúvidas, comecei a pesquisar para poder, assim, saná-las. E foi lendo Paulo Coelho que tive a primeira "luz" (ele adora esse termo). Em seu livro, que não me recordo qual, o amor está divido em 3 tipos. Sua explicação breve me serviu e me convenceu por certo tempo, mas fui um pouco mais afundo pra poder chegar onde eu queria.
O amor existe de, pelo menos, 3 formas: Eros, Filos e Ágape. Mas como assim?
Na Grécia Antiga, o termo AMOR não existia. Para falar sobre esse tão belo sentimento eram usados alguns termos para designar cada sentimento diferente, cada forma de amar. Um nome próprio.
EROS: Utilizado para o "amor" dos enamorados. Segundo a Mitologia Grega, Eros (Cupido) era o deus do amor, aquele que atirava as flechinhas nos corações apaixonados. Essa palavra era utilizada para pessas de sexo opostos que tinham muitas "intenções".
FILOS: Como pode-se perceber na constituição da própria palavra. Se refere a nossa Família. Seres de mesmo sangue. É o amor que temos por nosso pai, mãe, irmão, avó, avô, primos, tios, etc. Sempre ligado aos elos sangüíneos.
ÁGAPE: Palavra estranha ao nossos ouvidos. Essa palavra se perdeu no tempo. Mas pode ser traduzida como CARIDADE. Mas caridade é amor? Sim, o mais puro amor. Na Bíblia encontramos muito o termo, sempre bem contextualizado e claro. Algumas traduções já passaram essa palavra para amor. O mais interessante eu acho que estão nas Epístolas escritas pelos Santos Apóstolo Pedro e Paulo, seguidamente, é usada a expressão "Caríssimos irmãos" ou seja "Amados irmãos".

=D




Nenhum comentário: